PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Qual é o melhor momento para utilizar uma camisinha retardante?

Quem sofre de ejaculação precoce sempre procura por recursos para retardar o problema. Consultas médicas, exercícios pélvicos e até ajuda psicológica ajudam a resolvê-lo. Mas você já ouviu falar em camisinha retardante? Sim, é possível usar um preservativo e atrasar um pouquinho a hora de ejacular.

Ficou curioso? Neste post, eu vou te contar:

  • o que é camisinha retardante e se ela realmente funciona;
  • se você pode usar apenas o anestésico da camisinha retardante;
  • sobre sensibilidade peniana e camisinha retardante;
  • o que é ejaculação precoce e por que ela acontece;
  • quais as causas da ejaculação precoce;
  • se o envelhecimento causa ejaculação precoce;
  • qual a diferença entre ejaculação precoce e disfunção erétil;
  • tratamentos para ejaculação precoce.

Vamos lá?

O que é camisinha retardante?

É o preservativo que, além de evitar gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (IST), tem como objetivo prolongar o prazer durante a penetração e aumentar o prazer durante o orgasmo.

Mas como ela funciona? Essa camisinha conta com um gel anestésico em seu interior, que diminui a sensibilidade peniana e retarda a ejaculação. Em uma escala de 1 a 5, o efeito retardatário chega a, no máximo, um 2  — o que significa que ela não vai aumentar muito a duração.

Mas isso não é um ônus apenas da camisinha retardante: é comum que tratamentos tópicos para ejaculação precoce tenham efeito mais fraco.

A camisinha retardante realmente funciona?

Sim. E ela funciona tanto em quem sofre ou não com ejaculação precoce. Mas como eu te disse, o efeito é bem pouquinho — o atraso pode ser equivalente a alguns segundos. Portanto, quem sofre com a ejaculação provavelmente vai preferir um método com um efeito mais potente.

Além disso, o efeito retardante da camisinha vai sendo anulado com o tempo. Nem pense que ele dura, por exemplo, se você transar horas depois com um preservativo comum. Por isso, o preservativo ajuda, mas não oferece controle sobre sua ejaculação.

Posso usar apenas o anestésico presente na camisinha retardante?

Não. Além de perder a proteção do preservativo, o anestésico vai encostar na vagina durante a penetração e também fará efeito nela — ele consegue anestesiar tanto a parede anterior quanto a posterior. A mulher costuma sentir prazer no primeiro terço vaginal, aproximadamente 5 centímetros no interior, ou seja, logo na parte mais exposta ao gel anestésico. Consequentemente, vai perder o efeito do prazer.

Tenho sensibilidade peniana. Posso usar a camisinha retardante?

Sim, e o anestésico do preservativo vai até ajudar a diminuir a sensibilidade. Portanto, vale a tentativa. Se você não gostar, é só voltar para a camisinha convencional. 

O que é ejaculação precoce?

Para entender mais sobre a necessidade de uma camisinha retardante ou qualquer outro tratamento do tipo, é preciso saber o que realmente é ejaculação precoce. 

Considera-se ejaculação precoce aquela que acontece antes ou logo após a penetração, sem que o indivíduo consiga controlá-la. Esse problema pode acontecer vez ou outra, principalmente no início da vida sexual. Portanto, para que seja considerada como distúrbio,  precisa ser um evento que ocorra com uma frequência de pelo menos 50% das relações.

Pode ser, por exemplo, que a mulher precise de mais tempo para atingir o orgasmo, o que também é algo natural. Então, como saber se o homem realmente tem ejaculação precoce? Em média, um homem sem o problema demora de 2 a 4 minutos para ejacular.

Mas por que a ejaculação precoce acontece?

A ejaculação ocorre por diversos motivos, mas principalmente por ansiedade. Ela ocorre porque o homem está megaexcitável e ultrassensível ao estímulo no pênis. Como consequência, qualquer estímulo faz com que ele ejacule rápido. Mas isso não significa que ele tenha um bom prazer, até porque a graça do sexo é que os dois gozem juntos, não é verdade?

No homem, ejaculação e orgasmo costumam acontecer juntos, mas nem sempre isso ocorre quando o gozo ocorre rapidamente. Aliás, nesse caso o prazer costuma ser muito breve ou até nenhum, por causa da frustração.

Ela é comum entre homens que estão iniciando sua vida sexual, principalmente adolescentes. O medo de ter um mau desempenho durante a transa e o pavor de que alguém apareça de repente criam uma tensão que acaba acelerando a ejaculação. Por isso, o momento de colocar a camisinha ou até a mudança de posição durante o sexo podem atrapalhar a concentração, causar ansiedade e medo. Consequentemente, a ereção acontece antes do desejado.

Se esse for o seu caso, meu conselho: na hora da masturbação, coloque uma camisinha. Você já vai se acostumar com o ato e vai ficar muito mais fácil na hora da transa. Porém, não se preocupe: a tendência é que o problema desapareça à medida que esses obstáculos são superados.

No entanto, existe também a ejaculação precoce secundária, que pode acometer homens de qualquer idade e com tempo de ejaculação normal mas que, por algum motivo, se tornaram pessoas ansiosas.

Quais as causas da ejaculação precoce?

Como dito, as principais causas são psicológicas ou emocionais, mas a ejaculação precoce é um problema multifatorial. Portanto, a combinação de um ou mais fatores como o uso de medicamentos e drogas (incluindo álcool), histórico de relações sexuais, comportamento ansioso e transtornos como depressão pode estar por trás do problema.

E como o fator psicológico age? É simples: muitos casos de ejaculação precoce mostram que os indivíduos estavam muito preocupados em proporcionar satisfação sexual para as parceiras.

Então, pense comigo: um homem ansioso que já sofreu com ejaculação precoce está muito mais propenso a sofrer novamente. Isso porque ele vai estar tão preocupado em não passar pela situação novamente que fica muito nervoso e acaba ejaculando antes da hora.

A partir daí, a cada relação sexual ele fica mais ansioso e se pressiona a executar seu “papel de homem” (você sabe que esse tipo de pensamento é comum). Então, o problema é praticamente um ciclo. Pior: a ansiedade se torna tão grande o indivíduo acaba desenvolvendo algum tipo de disfunção erétil.

Além disso, o estresse pode causar ejaculação precoce. Se você sofre assédio moral no trabalho e mal consegue pagar as contas, como vai ter concentração e ânimo suficientes para uma transa de qualidade?

E não existe nenhuma causa orgânica para a ejaculação precoce? Até agora, nada comprovado, mas algumas doenças neurológicas podem causar o problema.

Envelhecimento pode causar ejaculação precoce?

Não. Quando o homem envelhece, é normal que seu desempenho não seja o mesmo — afinal, sexo também é uma atividade física bem desgastante. Além disso, a taxa de testosterona pode diminuir na terceira idade, mas não a um ponto que exija reposição.

No entanto, mais do que a idade, o que importa é a qualidade de vida. Se o homem tem seus 70 anos, faz atividades físicas (que evitam doenças neurológicas e melhoram a vida tanto física quanto psicologicamente), se alimenta bem e tem qualidade de vida, é bem óbvio que ele vai ter uma vida sexual mais saudável que um indivíduo alcoólatra ou viciado em drogas.

Ejaculação precoce e disfunção erétil são a mesma coisa?

Não. Enquanto o primeiro é o descontrole sobre sua ejaculação, o outro é referente à ereção. Na disfunção erétil, o homem não consegue ter ou manter sua ereção durante a transa. Da mesma forma que a ejaculação, é um problema que pode ocorrer vez o outra — só é considerado um distúrbio quando acontece com frequência.

Mas a disfunção erétil pode ter origem orgânica, diferentemente da ejaculação, por isso pode ser tratada com remédios ou cirurgia.

Como tratar a ejaculação precoce?

Você está sofrendo com o problema? A camisinha retardante pode ajudar, mas provavelmente não tanto quanto o desejado. Então, confira algumas formas de resolver o problema:

Psicoterapia

A terapia pode ajudar tanto na ejaculação em si quanto no problema causador. Ela pode vir de algum vício, por exemplo, ou de algum problema emocional. Portanto, não se sinta constrangido ao falar com um profissional. É crucial que você se abra e tenha esse momento para se conhecer.

A terapia não ajuda apenas no sexo, mas na qualidade de vida no geral. 

Medicamentos

Alguns medicamentos podem ajudar a retardar a ejaculação, como inibidores seletivos da recaptação de serotonina (fluoxetina, paroxetina ou sertralina) ou com antidepressivos tricíclicos (clomipramina). Eles só podem ser vendidos com receita médica, portanto nada de tentar adquiri-los por conta própria.

Aperta e solta

Nesta técnica, o homem ou sua parceira aperta a por 10 a 20 segundos a glande evitando a ejaculação e diminuindo a força da ereção. Mulheres que costumam fazer pompoarismo fazem a técnica com a vagina e conseguem prolongar ainda mais o prazer. Ui!

Exercícios pélvicos

Você já ouviu falar em pompoarismo masculino? Pois os exercícios pélvicos fortalecem o assoalho e permitem que o homem tenha controle tanto sobre sua ereção quanto sua ejaculação. A técnica melhora tanto problemas de disfunção erétil quanto de ejaculação precoce, além de melhorar o funcionamento do intestino e trazer os mesmos benefícios do Viagra — mas sem os efeitos colaterais!

Quer aprender agora a exercitar seu assoalho pélvico? Pois eu preparei um e-book exclusivo e gratuito ensinando técnicas que você pode fazer em qualquer lugar da sua casa, e sem precisar de aparelhos. É só se concentrar e fazer! Então, baixe agora o e-book A energia do homem e nunca mais precise de camisinha retardante!