PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Novembro Azul: a importância de falar sério sobre o assunto.

Se você é um daqueles homens que negligenciam a própria saúde apenas para não ter a masculinidade ferida dentro de círculos sociais, é bom que você leia essa postagem até o final.

A natureza masculina, possui em si, uma tendência natural para o sentimento invulnerabilidade.

Dentre diversos fatores, a forma como são geralmente educados, que os levam acreditar que precisam ser inabaláveis, faz com que acreditem que sua saúde não precisa de cuidados preventivos.

Por isso, como um fenômeno mundial, os homens não procuram ajuda médica, comportamento que torna irreversível tratamentos com grande chance cura, como por exemplo, o câncer de próstata.

Dentro dessa perspectiva, surge a necessidade e a importância de campanhas como o Novembro Azul. Veja o que acreditamos que você precisa saber sobre esse movimento:

  • Qual significado do Novembro Azul?
  • O que fazer na campanha do Novembro Azul?
  • Onde se localiza a próstata e qual é sua função?
  • A importância do diagnóstico precoce.
  • Qual a relação da próstata com a disfunção erétil e a ejaculação precoce?
  • Os benefícios da Ginástica Íntima Masculina.

Qual significado do Novembro Azul?

O Novembro Azul é um movimento que tem suas raízes na Austrália com o “Movember”, expressão criada pela junção das palavras “moustache” (bigode) com o nome do mês novembro.

Começou como um pequeno movimento no ano de 1999, com um grupo de 80 homens de Adelaide, sul da Austrália, que tiveram a ideia de deixar os bigodes crescerem, para fins solidários.

Anos depois, o movimento foi ganhando maiores proporções e uma causa diferente, sensibilizar a comunidade masculina para os avanços do câncer de próstata.

Hoje, como Novembro Azul, é uma campanha que ocorre anualmente em 21 países do mundo, que busca conscientizar sobre a necessidade de cuidados preventivos com a saúde integral do homem, estendendo sua gama original para temas como doenças crônicas como: hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis e saúde mental.

O que fazer na campanha do Novembro Azul?

A importância de se falar do câncer de próstata torna-se de vital importância, por um único motivo: a infantilidade masculina, de não buscar a prevenção, que faz com que esse câncer torne-se mortal.

O câncer de próstata é um dos canceres mais evitáveis e um dos mais simples de ser tratado, se for diagnosticado no começo.

A grande causa de mortes é devido a imprudência dos homens que deixam seu quadro clínico se agravar, pois, como disse anteriormente, homens não procuram médicos.

Por isso a orientação aqui é muito simples: quebre seu preconceito, aproveite esse período para fazer os exames preventivos de PSA, que é por amostras de sangue, e o exame de toque.

O diagnóstico do exame de sangue não é 100% seguro, por isso a necessidade de vir acompanhado de um laudo do exame de toque, que é indolor

O Novembro Azul é muito mais do que luzes azuis espalhadas pelos espaços públicos, mas um um debate responsável e sério sobre a saúde masculina.

A importância do diagnóstico precoce.

Ao contrário do que pensam muitos homens engraçadinhos por ai, o exame de toque não é motivo para brincadeiras.

Isso por que o câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no Brasil, são 60 mil novos casos registrados no pais por ano.

Muitos homens tem preconceito de fazer o exame de toque, para detectar a possível doença, e quando o fazem já é tarde demais. E veja, que o câncer de próstata é um dos que mais demora para se desenvolver.

O fato dele ser mais lento faz com que o câncer seja mais fácil de ser detectado e tratado precocemente.

A melhor prevenção que inventaram, até hoje, para o câncer de próstata é que todo homem, a partir dos 50 anos de idade, precisa fazer, pelo menos uma vez por ano, o exame de toque retal.

Exame onde o especialista sente tátilmente as alterações da próstata, que combinado com exame de PSA, garante um bom acompanhamento da saúde masculina.

Homens com histórico de câncer de próstata na família, principalmente aqueles que tiveram familiares com histórico muito cedo, precisam fazer esse acompanhamento, a partir dos 45 anos.

Qual a relação da próstata com a disfunção erétil e a ejaculação precoce?

A próstata é uma glândula, do tamanho de uma noz (localizada embaixo da bexiga em volta da uretra) , sua função é produzir alguns líquidos que vão nutrir e proteger os espermatozoide, logo, no momento da ejaculação, quando o sêmen é eliminado pelo pênis boa parte dos líquidos que ali constam são produzidos pela próstata.

A partir de uma determinada idade a próstata pode sofrer algumas alterações, a maior parte dos homens apresenta um crescimento da próstata a qual chamamos de hiperplasia prostática benigna, um nome estranho, mas que no fundo apenas representa alteração de tamanho da próstata que eventualmente, em alguns homens pode representar a dificuldade de urina, em outros pode representar o câncer de próstata.

O tratamento do câncer de próstata causa impotência?

Quando o assunto é desempenho sexual, a maioria dos homens que apresentavam um bom desempenho antes do tratamento, continuam com uma boa função depois dele.

Outros poderão ter uma perda moderada ou severa, mas podem voltar a regularidade após alguns meses de tratamento.

Há de se levar em conta aqui a questão da idade, que pode ser um fator de complicação dessa recuperação, pois ele já representa um possível comprometimento na função sexual naturalmente.

O tratamento do câncer de próstata causa incontinência urinária.

Além da impotência sexual essa questão também desperta a atenção masculina, como um possível efeito colateral do tratamento.

Veja que apenas cerca de 20% dos homens tratados podem apresentar sinais de incontinência, aqui a idade também é uma condição favorável para homens mais novos.

A boa notícia é que hoje os tratamento tanto de impotência sexual, quanto incontinência urinária estão muito avançados.

Os benefícios da Ginástica Íntima masculina.

Assim como os exercícios de ginástica íntima para mulheres, mais conhecidos como o pompoarismo, os homens também podem se beneficiar dessa prática, uma vez que a musculatura trabalhada em ambos é a mesma.

O que modifica aqui são alguns benefícios, uma vez que nas mulheres há um aumento de lubrificação vaginal, o que, lógico não é possível para os homens.

A lista de benefícios da ginástica intima masculina é bastante extensa, vão desde a melhora da autoestima até a possibilidade do homem movimentar o pênis dentro do canal vaginal para alcançar o ponto que aumenta o prazer da mulher.

Mas especificamente para o assunto aqui tratado, a ginástica intima, proporciona ao homem:

  • Aumenta o fluxo sanguíneo no pênis, o que prolonga e potencializa a ereção;
  • Auxilia o homem a ter controle, diminuindo os casos de ejaculação precoce;
  • Combate a perda involuntária de urina;
  • Ajuda a prevenir o câncer de próstata;
  • Aumenta o tempo de ejaculação;
  • Aumenta a saúde da próstata;
  • Combate a disfunção erétil;

Se você está interessado em saber mais sobre esse assunto indico um post neste blog que apresenta o pompoarismo masculino de forma completa, além de disponibilizar gratuitamente meu e-book, “A energia do homem”.