PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Quanto tempo deve durar uma relação sexual?

Uma preocupação constante do público masculino é o tempo da relação sexual. A pressão exercida sobre os homens para que durem mais tempo na cama leva muitos deles a se tornarem obcecados com o assunto, esquecendo do principal, que á qualidade do sexo. Porém, quantos minutos seriam suficientes para considerar uma relação sexual adequada ou satisfatória? No texto de hoje, vamos tentar elucidar essa questão. Vamos lá?

Expectativas irreais

A maioria das homens tem ideias erradas sobre o que é sexo real. Uma das causas dessa cegueira é a pornografia, que leva o público masculino a acreditar que a relação sexual deve durar para sempre, que as mulheres adoram sexo anal ou que querem apanhar e serem amarradas. Embora existam muitos mitos em torno das relações sexuais, hoje vamos nos concentrar na duração delas e no que as mulheres desejam. Qual é o tempo “normal” de uma relação? 

A ciência

Para responder qual o tempo da relação sexual, em 2017 um estudo da Universidade de Queensland (Austrália), liderado pelo psicólogo Brendan Zietsch, examinou 500 casais heterossexuais de países de todo o mundo para determinar a duração de uma relação sexual. 

Para medir o início e o fim do encontro sexual, os especialistas forneceram um cronômetro a cada um dos casais para que eles pudessem medir a duração do ato durante um período de quatro semanas. Foi delimitado que eles teriam que pressionar a palavra ‘Iniciar’ no momento da penetração e ‘Parar’ quando ocorresse a ejaculação masculina.

Conclusões do estudo

Os resultados do estudo apontaram que o tempo médio de cada casal variou de 33 segundos a 44 minutos (diferença de 80 vezes mais), sendo a média total dos casos de 5,4 minutos para cada relação sexual, excluindo as preliminares. 

Também houve alguns resultados secundários interessantes. Por exemplo, o uso de preservativo não pareceu afetar o tempo, nem o fato de os homens serem circuncidados ou não, o que desafia alguma sabedoria convencional a respeito da sensibilidade peniana e sua relação com o poder de permanecer na cama.

O país de origem do parceiro também não afetou a duração da relação sexual; com exceção da Turquia, cuja média foi significativamente menor do que em outros países (3,7 minutos por relação sexual).

O que parece ser um elemento que afeta a duração do sexo é a idade. Os resultados apontaram que os casais mais velhos são os que apresentam menos tempo nos resultados. Em praticamente todos os casos em que foram comparados, independentemente da idade em que estivéssemos falando, os dados dos casais mais jovens indicaram maior duração das relações sexuais.

A palavra do especialista

O próprio Brendan Zietsch, após concluir o estudo e levar em consideração a diferenciação existente nos dados obtidos, declarou que “é claro que não existe uma definição padrão ou normal” para a questão de quanto tempo realmente deve durar o sexo. Nossa própria conclusão é que, em resumo, o prazer não entende os números (mas se você quiser, aqui está).

O estudo, originalmente intitulado ‘A multinational population survey of intravaginal ejaculation latency time (Uma pesquisa populacional multinacional do tempo de latência da ejaculação intravagina)’, foi publicado no jornal da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, Institutos Nacionais de Saúde.

Tempo da relação sexual: desejável x tempo muito longo

Um estudo de 2005 no Journal of Sexual Medicine perguntou a um grupo de terapeutas sexuais suas opiniões sobre quanto tempo o sexo deveria durar. Suas diretrizes separavam o sexo em quatro categorias: adequado, muito curto, muito longo e desejável. Eles chegaram à seguinte conclusão:

  • 1 a 2 minutos – muito curto
  • 3-7 minutos – adequado
  • 7-13 minutos – desejável
  • 10 a 30 minutos – muito longo

Como você pode perceber, nem sempre uma transa longa pode ser a mais desejada pelas mulheres.

O excesso pode ser insatisfatório

Quando o sexo dura muito tempo pode se tornar uma tarefa monótona, causar desconforto e afetar o nível de excitação do casal.

Você pode acabar ficando cansado e, se continuar porque você não acabou de chegar à ejaculação, pode ser desagradável, pois o casal pode começar a perder o foco.

Além disso, após cerca de 10 ou 15 minutos, as mulheres começam a perder o nível de excitação e lubrificação. Algo que também pode acontecer com os homens, embora em menor grau.

Dicas para aumentar o tempo da relação sexual

Algumas disfunções sexuais podem afetar o desempenho do homem e o tempo da relação sexual. O problema mais comum é a ejaculação precoce, que afeta grande parte da população masculina. Considera-se precoce a ejaculação que ocorre logo após a penetração ou até mesmo antes, sem que o homem tenha controle desse evento.

Se esse é o seu caso, separamos algumas técnicas que podem te ajudar a retardar a ejaculação. Confira:

1) Treinamento

Comece a treinar o controle da ejaculação sozinho, se masturbando. Quando você pensar que vai chegar ao clímax, pare . E então retome. E assim sucessivamente. Essa técnica é especialmente útil para quem não se masturba com frequência.

2) Masturbação anterior

É um truque muito comum. Ejacular uma ou duas horas antes de fazer sexo com a paceira pode atrasar a chegada do segundo clímax. Você pode fazer isso sozinho antes de estar com ela ou pode resolver juntos, antes de iniciar a relação sexual.

3) Utilize brinquedos

Se você não pode durar o suficiente para ela terminar, você pode começar a penetração com um vibrador. Quando ela estiver perto do clímax, entre em ação e termine o ato com o seu pênis.

4) Mais preliminares

O orgasmo geralmente é o fim, então por que não prolongar o encontro íntimo para atrasá-lo? Mesmo que a relação sexual seja “curta”, você pode estender o tempo que ambos passam nas preliminares. O importante é que vocês dois fiquem satisfeitos.

5) Aproveite o período refratário

Quem disse que o sexo deve ser limitado a uma sessão? Alguns especialistas recomendam começar uma nova relação sexual alguns minutos depois do homem ter ejaculado, pois muitos sentem menos sensibilidade durante a segunda ereção. Se sua parceira não se importar em esperar alguns minutos (ou voltar às preliminares novamente), esta é uma boa opção, pois você obterá melhores resultados no segundo turno. 

6) Experimente algo novo

Se você está com a mesma parceira há um período considerável, provavelmente suas relações sexuais caíram na rotina. Cuidado, isso não significa que sejam piores, mas você já sabe como as coisas vão ficar e em que ordem. Em resumo, seu corpo antecipa o que está por vir. Por isso é aconselhável adicionar novas posições, jogos, brinquedos… para excitar o corpo e a mente. Isso vai distraí-lo e fazer você durar mais tempo.

7) Experimente a posição da colher

Existem certas posições que atrasam o orgasmo, evitando o contato com as áreas mais sensíveis do pênis (especificamente, a parte inferior da cabeça, onde a maioria dos nervos está localizada). Uma boa é, por exemplo, a colher, que também é muito simples de realizar. O casal deita-se de lado, o homem atrás da mulher, posicionado em posição fetal. Ele vai envolver seus braços ao redor dela. O grau de penetração dependerá do ângulo formado entre a nádega e o joelho, que pode ser aumentado ou diminuído conforme desejado. Para maximizar o seu prazer nessa posição, ela deve manter as pernas juntas, o que estimula o clitóris e o ponto G.

8) Pare

Outro truque é parar a penetração. Se sentir que está prestes a chegar, é melhor parar um minuto. Você pode investir esse tempo em outras práticas, como o sexo oral. Muito provavelmente, você será capaz de atrasar o orgasmo. Claro, você tem que saber quando fazer uma ‘pausa’, já que, de acordo com Ian Kerner, terapeuta sexual e autor de ‘She Comes First’ (William Morrow Paperbacks), “todo mundo tem um ponto sem volta onde a ejaculação é impossível parar.”

9) Aperte a base do pênis

Você pode fazer isso com a mão ou usando um anel peniano. Literalmente, evita que você ejacule. Pense nisso como dobrar uma mangueira ao meio para interromper o fluxo de água.

10) Usar spray

Embora prefiramos que você experimente o procedimento acima, sem substâncias estranhas, oferecemos todas as opções. Existem sprays de lidocaína no mercado especificamente destinados a retardar a ejaculação. Eles são aplicados no membro alguns minutos antes de iniciar o relacionamento. Os sprays anestesiam a área em que são aplicados, reduzindo a sensação. Esta prática é controversa e nem todos os especialistas a apóiam, uma vez que o objetivo principal de um encontro sexual deve ser o prazer.

Será que o tempo da relação sexual é tão importante?

Como você viu esse texto, não há um período específico de tempo que o sexo deva durar, porém as pessoas continuam confundindo sexo mais longo com sexo melhor, o que é um erro. O importante é que ambos saiam satisfeitos da relação sexual, não importa se ela durou 5, 10 ou 15 minutos. Foque na qualidade, ao invés da qualidade. Sua parceira vai agradecer e sua vida sexual se tornará muito mais prazerosa.